Revolta de Lacanas

Revolta de Lacanas
Guerras civis búlgaras
Guerras bizantino-búlgaras

Mapa do Império Búlgaro na segunda metade do século XIII. A região da revolta está hachurada em vermelho na região nordeste.
Data 12771280
Local Península balcânica
Desfecho Lacanas foi assassinado e Jorge Terter I assumiu o trono do Império Búlgaro.
Beligerantes
Segundo Império Búlgaro Campesinato búlgaro Segundo Império Búlgaro Império Búlgaro
Império Bizantino
Horda Dourada Horda Dourada
Comandantes
Segundo Império Búlgaro Lacanas Segundo Império Búlgaro Constantino Tico
Segundo Império Búlgaro João Asen III
Miguel VIII Paleólogo
Horda Dourada Nogai Cã
Forças
Desconhecida Desconhecida

A Revolta de Lacanas (em búlgaro: Въстанието на Ивайло) foi um conflito armado entre o campesinato búlgaro contra o czar Constantino Tico (r. 1257–1277) e seus nobres. Ela foi provocada pelo descontentamento com o início da feudalização do Império Búlgaro e agravada pelo fracasso do exército búlgaro em conter as invasões da Horda Dourada, especialmente em Dobruja. Lacanas se mostrou um habilidoso general e conseguiu vencer não somente os mongóis como também as forças imperiais e acabou forçando os boiardos a reconhecê-lo como imperador da Bulgária.

O imperador bizantino Miguel VIII Paleólogo (r. 1259–1282) tentou se aproveitar da situação ajudando a nobreza a esmagar os rebeldes, mas sofreu duas pesadas derrotas contra as forças de Lacanas. Os mongóis, porém, conseguiram cercá-lo na fortaleza de Drastar (Silistra) e os boiardos se aproveitaram de sua ausência da capital, Tarnovo, para proclamar um dos seus, Jorge Terter, como imperador. Rodeado de inimigos e perdendo apoio rapidamente, Lacanas teve que fugir para a corte de Nogai Cã (r. ca. 1262–1299) onde foi assassinado.


From Wikipedia, the free encyclopedia · View on Wikipedia

Developed by Tubidy